Você sabia que é possível utilizar o pixel de conversão para trabalhar remarketing ou retargeting?
Trabalhar com tráfego pago é excelente, mas entender as métricas e aplicar remarketing é essencial para aumentar suas conversões.
Nesse artigo vou falar sobre como aumentar suas chances de conversão utilizando essa técnica e quais ferramentas você pode estar utilizando afim de fazer ajustes na sua estratégia, otimizando o alcance e investimento.
Sabe aquela situação onde visitamos um site, por estarmos interessados em um determinado produto que ele oferece e logo estamos vendo anúncios referentes a esta empresa que aparecem do nada?
Isso é Remarketing.
Mas como isso funciona na prática?
Basicamente você tem a possibilidade de atingir um público específico, utilizando seu pixel de conversão. Por exemplo: Você criou uma campanha no Facebook que atingiu 1000 pessoas. Destas, 200 visitaram seu site, blog ou página do produtor.
Você pode estar trabalhando remarketing com esse público fazendo uma cópia do seu anúncio dentro do gerenciador.
Feito isso, você só precisa alterar o criativo e a copy conforme necessário e escolher como público alvo dessa nova campanha, somente as pessoas que acessaram seu site ou chegaram até a página de compras.
Seu pixel de conversão rastreia todas as atividades relacionadas aos seus anúncios, por isso é muito importante entender as métricas que envolvem suas ações na internet.
Eu vou falar sobre métricas mais a frente nesse artigo.
Para poder monitorar suas ações na internet, você obrigatoriamente precisa ter seu pixel instalado em todas as suas zonas de conversão, assim o remarketing será possível.
Eu falo sobre tráfego e zonas de conversão no artigo: Gerando Tráfego: Facebook ADS e Google ADS. Top estratégias.
Os pixels mais utilizados são os do Google e Facebook. Você pode estar acessando os tutoriais nos links abaixo:
As técnicas de remarketing são estratégias poderosas de conversão e existem várias formas de você trabalhá-las. Vou falar sobre algumas:
1 - Relembrar seu lead
Supondo que você criou uma landing page para anunciar seu produto.
Descobriu que 20 pessoas visitaram sua página mas acabaram não comprando por algum motivo.
Você vai utilizar o remarketing para lembrar essas pessoas da sua oferta, criando anúncios diferenciados e aumentar suas chances de conversão.
2 - Recuperar seu lead
Você é afiliado, possui um site ou blog com conteúdo relevante e direcionado ao nicho de mercado que você escolheu atuar.
Você percebe que tem visitas frequentes mas não consegue converter. Existem duas possibilidades bem interessantes de se trabalhar remarketing nesse caso.
A primeira é com o próprio pixel do Google ou Facebook ( em caso de anúncio ) ou criar a famosa isca digital. No caso da isca, você pode estar criando um e-book e disponibilizá-lo em sua página.
A pessoa interessada pelo e-book irá deixar nome e e-mail, assim é possível trabalhar remarketing através de uma lista de clientes.
O e-book servirá como ponte para seu produto principal. Fica a dica!
3 - Aumentando suas conversões.
Você está fazendo um anúncio com uma copy muito boa e uma imagem ou vídeo bem atraentes. Ele está indo bem mas você percebe que o resultado de suas conversões não estão satisfatórios.
Muitas pessoas estão vistando a página do carrinho de compras mas não estão comprando.
Eu falo sobre Copy no artigo: Copywriting Essencial: Estratégia Vendedora + Dois Bônus.
Aproveite seu pixel para fazer outra campanha, porém desta vez, será direcionada àquelas pessoas que chegaram até o final do processo mas não realizaram a compra.
No filtro do gerenciador de anúncios do Facebook por exemplo, você tem acesso a essas pessoas e assim fica mais fácil de focar no público mais aquecido para compra.
Analisando suas Métricas
Crie anúncios específicos e utilize as métricas para saber como será a abordagem em cada uma das etapas que irei apresentar certo?
Todo esse processo de remarketing só é possível porque além do pixel de conversão nós possuímos ferramentas de análise de resultados. Esses resultados são as métricas.
Todas as campanhas possuem as suas e é muito importante saber analisá-las para poder fazer os ajustes necessários e aumentarmos nossas conversões.
Uma boa estratégia de anúncios é focada sobre os resultados que as métricas apresentam e eu vou falar agora sobre algumas ferramentas essenciais para todo afiliado de sucesso.
1 - Facebook
Conforme dito antes, o Facebook disponibiliza relatórios completos de todas as suas campanhas. Eles mostram quem mais interagiu com seu anúncio, página, landing page ou blog.
Dessa forma fica mais fácil criar conteúdo especifico para cada público, gerando maior engajamento e aumentando sua autoridade.
Criar conteúdo de relevância e anúncios focados em quem realmente se interessa pelo seu produto, aumenta demais suas chances de venda.
Eu falo em detalhes sobre Facebook nos artigos:
2 - Google Analytics
O Google é uma ferramenta fantástica e dela nós obtemos informações valiosas. Da mesma forma que o Facebook, nós temos acesso ao público que acessa nosso site e com dados que contemplam desde idade, gênero e localização até horários e conteúdos que esse público acessou.
3 - Google ADS
O Google ADS é uma plataforma de anúncios da Google. Ela possui um conjunto de métricas bem interessantes e voltadas para o custo do seu anúncio, o que possibilita ajustes de orçamento com a campanha em andamento.
Número de impressões e dados como CTR ou CPC estão disponíveis.
Não existe uma fórmula pronta para o remarketing, porém, na plataforma que você decidir anunciar, será sempre muito importante fazer as analises dos seus respectivos relatórios.
Essas métricas são essenciais para que você consiga obter o maior desempenho com o menor custo por anúncio. Atingindo as pessoas que realmente importam para o seu negócio e assim aumentando suas conversões.
O remarketing é uma estratégia poderosa e necessária para quem deseja trabalhar com tráfego pago.
E se você gostou deste artigo e deseja contribuir, você pode me pagar um café no Buy Me a Coffee: Café quentinho aqui!
Isso me ajudaria a continuar produzindo conteúdo útil para você.
Espero que tenha gostado.
Nos vemos no próximo post.
Comments