O Facebook é uma plataforma que possui 2 bilhões de usuários no mundo todo.
Diariamente, aproximadamente 900 milhões de pessoas acessam a rede e, muitos de seus potenciais clientes podem estar nesse momento navegando por lá.
Como anunciar para seu público gerando conversões?
É o que veremos nesse artigo.
Infelizmente, por causa da grande força comercial que o Facebook tem, essa plataforma viu uma oportunidade de ouro em fazer o seu tráfego orgânico se transformar em dinheiro. Muito dinheiro.
Porque digo infelizmente?
Atualmente, somente 2% do seu conteúdo orgânico é entregue aos seus seguidores, o que força alguns Empreendedores Digitais a investir em anúncios pagos.
Podemos crescer de forma orgânica no Facebook? Claro que sim, porém esse artigo será voltado aqueles que desejam fazer anúncios pagos combinado?
Caso você queira atrair mais seguidores, mais curtidas, views, acesso a sua página ou site e o mais importante, conversões, você necessariamente precisa trabalhar com anúncios pagos ou impulsionamentos de publicação.
Cada produto e nicho de mercado tem suas particularidades, então vou focar em passos práticos e relevantes para o seu anúncio.
Criando seu Anúncio em Vídeo:
Você precisa saber que normalmente, anúncios em vídeo convertem mais. Mas não quer dizer que você precisa aparecer. É possível criar anúncios comerciais utilizando vídeos de outras pessoas. Como assim outras pessoas Vitor? Eu explico.
Existem diversas plataformas online que disponibilizam um acervo de vídeos para seus clientes utilizarem nos seus criativos. Um exemplo é o Canva, que possui um número muito bom de vídeos que você pode estar utilizando para criar seus anúncios.
São vídeos onde atores contratados representam um papel em determinado nicho. É só fazer uma pesquisa baseada no seu nicho de mercado e pronto. Várias opções aparecem. Escolha a que mais se encaixa com sua divulgação.
Seu trabalho pode ser editado a qualquer momento e inclusive existe a possibilidade de incluir textos e imagens.
É certo afirmar que, pelo menos metade das pessoas que visitam o Facebook em um único dia, assistem pelo menos um vídeo. Pense no volume de Tráfego X seu Anúncio. Legal né?
O formato em vídeo pode ser mais envolvente por aproximar quem assiste à sua marca. Mas podemos trabalhar com anúncios estáticos.
Anúncios Estáticos:
Para criarmos um anúncio nesse formato, é preciso ter atenção em alguns fatores bem importantes. Escolher sua imagem é peça chave da sua campanha, então não faça isso de forma aleatória.
Você precisa fazer uma escolha voltada à quem você deseja atingir e que esteja de acordo com seu nicho de mercado. Assim ela vai passar a mensagem que você deseja.
Já que o Empreendedor Digital trabalha com Infoprodutos, é necessário um esforço maior na criação dos anúncios, pois precisamos aproximar o cliente de um produto que é disponibilizado de forma online.
Por isso a escolha da imagem é tão importante. Você precisa passar a sua mensagem da forma mais objetiva possível e com um apelo visual muito claro e definido.
Mais uma vez, eu recomendo o Canva para a edição dos seus anúncios. A plataforma disponibiliza templates para todas as plataformas de divulgação. É só você escolher e editar conforme o seu objetivo.
Resolvida esta parte da imagem, nós precisamos focar no conteúdo de texto. Existe um método utilizado na criação dos anúncios para conversão, que segue um formato padrão. Você pode adaptá-lo conforme precisar.
O título é a chave. Se você acertar no título, pode ter certeza que é 50% do caminho andado.
Eu sugiro fazer uma pesquisa por palavras-chave no Google trends, para ter uma ideia do que as pessoas mais pesquisam e levam em consideração na hora de ler um post, artigo ou clicar em um anúncio.
Ao ler e se identificar com o título do seu anúncio, o cliente em potencial lerá na íntegra e decidirá se vai ou não clicar na sua campanha. É um processo que dura poucos segundos e para que exista a possibilidade de conversão, é muito importante focar no título.
Para o corpo do seu anúncio a estratégia é trabalhar com a solução do problema do seu futuro cliente. Mostre o benefício que seu produto trará. Texto curto e objetivo ok?
Após essa parte nós vamos chamá-lo para a ação.
Nós chamamos de CTA ( Call to action ). Significa que vamos fazer com que o cliente interaja com o anúncio, clicando e acessando nossa página ou site.
Muitos empreendedores trabalham com CTA voltado ao WhatsApp. Eu prefiro encaminhar para uma página de vendas bem estruturada, de forma a apresentar meu produto da forma mais objetiva e clean possível. Eu explico como fazer um anúncio sem ter um site AQUI.
O Facebook e Instagram (vou tratar dessa plataforma em outro artigo) são plataformas com um poder de conversão fantástico. Porém, nós empreendedores, precisamos fazer nossa parte.
Montar um anúncio que se transforme em vendas não é uma tarefa fácil e existem cursos que nos ajudam a aprimorar esse e muitas outros aspectos que envolvem o Marketing Digital e suas práticas.
Conhecer seu público e investir seu tempo na criação de um anúncio que esteja em conformidade com seu nicho de mercado é uma das fórmulas para se vender na internet, com o Facebook.
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Espero que tenha gostado!
Sucesso na sua trajetória e nos vemos no próximo post.
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