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FACEBOOK: Estratégias de Marketing de Conteúdo

Foto do escritor: Vitor PanitzVitor Panitz


Milhares de pessoas acessam essa plataforma diariamente e para você que deseja oferecer seus produtos e apresentar sua empresa para esse mercado, saber produzir e publicar conteúdo relevante e direcionado é muito importante.


Esse artigo vai falar sobre isso.




Uma situação bem comum e recorrente para iniciantes no marketing digital é a dificuldade em pensar, planejar e executar uma estratégia eficiente voltada a anúncios na plataforma.

Vamos conhecer detalhes de uma boa estratégia, passando pela criação da sua página, tipos de conteúdo a serem publicados, anúncios pagos, engajamento e monitoramento das suas ações.


Criando sua página

Após ter criado seu perfil no Facebook, o próximo passo é a criação de uma página. Nela você não terá limite no número de seguidores e poderá colocar informações completas da sua empresa.


Somente com uma página é possível trabalhar com anúncios pagos, de forma a aumentar a visibilidade do seu negócio.

Utilizando o gerenciador de anúncios do Facebook, você consegue acompanhar de perto os resultados das suas campanhas e saber qual está convertendo melhor.


Assim fica mais fácil de fazer pequenos ajustes, melhorando ainda mais seu retorno.


Tenha em mente que usar conteúdo de qualidade e imagens de alta resolução sempre farão a diferença entre uma página amadora ou profissional. Capriche no layout e conteúdo.


Passar profissionalismo e credibilidade é essencial.


FACEBOOK: Estratégias de Marketing de Conteúdo
Seu Negócio Online Gerando Múltiplos Dígitos

Publicando conteúdo


Após concluir sua página, preenchendo todos os dados e utilizando boas imagens, você precisa movimentar as coisas postando conteúdo. Mas, antes de fazer isso é necessário entender para quem você irá anunciar. Quem estará recebendo seu conteúdo?


Você precisa conhecer o que chamamos de Persona. Qual é a sua?


A persona nada mais é do que seu publico alvo. Esse publico reflete todas as características pessoais, profissionais e psicológicas que se identificam com seu produto.


Para conseguir identificar sua persona, basta analisar o comportamento delas em relação ao seu negócio. Entender seus anseios e dores, para poder estar planejando estratégias que atinjam diretamente essas necessidades.


Descobrindo seu publico alvo, você poderá trabalhar com postagens direcionadas visando sempre o relacionamento. Não tente vender diretamente e sim conseguir a atenção e engajamento.


Um exemplo de conteúdo pode ser dicas, novidades do mercado e conteúdo educativo do seu nicho.


Tenha em mente que postar frequentemente, ajuda a aumentar sua visibilidade e relevância, enquanto promove sua autoridade.

Usando o Facebook ADS para anúncios pagos


Essa ferramenta, quando bem utilizada, traz retornos surpreendentes. Fazer anúncios pagos para o lançamento de um produto ou uma oferta especial pode estar convertendo muito bem.


Gera leads para remarketing e pode estar realizando vendas imediatas.


Através do gerenciador de anúncios você define o público alvo por segmentação: Idade, sexo, estado civil, formação, hábitos, Região e mais. É possível também definir o orçamento da campanha e ir trabalhando o investimento conforme o comportamento do anúncio ao longo dos dias.


O tráfego gerado através do seu anúncio, pode ser direcionado para um site, blog, landing page ou até mesmo sua página do Facebook. Analise sua necessidade e trace a melhor estratégia.





Conseguindo Engajamento

A estratégia aqui é gerar relacionamento. As pessoas não entram nas redes sociais para comprar, mas para se relacionarem umas com as outras, porém você pode sim fazer seu trabalho de marketing. De que forma?


Promovendo seus produtos de forma indireta.


Conforme eu pontuei antes, você pode gerar engajamento através de posts educativos, dicas e material relevante, relacionado ao seu nicho de marcado.


Isso faz de você referencia para seus seguidores e gera credibilidade.


Quando isso acontece, a venda é um processo natural e consequência direta da forma que você entregou seu conteúdo.


Em um momento de empolgação, algumas pessoas acabam cometendo erros que você precisa evitar, como comprar curtidas e engajamento. Nunca faça isso pois, muitas vezes, o resultado é composto por um conjunto de ações realizadas por pessoas que utilizam perfis falsos e que não se identificam com seu produto.


O Facebook possui um algorítimo muito eficiente que calcula tudo que é postado e a relevância desse conteúdo.


Tentar comprar engajamento só vai gerar dor de cabeça.


O Facebook vai começar a mostrar esse conteúdo para um público que não quer e não precisa do seu produto ou serviço e pior, passará a não entregar de forma efetiva suas publicações.


Interaja com sua audiência, utilize imagens e vídeos e espalhe seu conhecimento pela plataforma. Dessa forma você cria autoridade e aumentará suas chances de conversão.

Monitorando seus resultados

Todas a ações são monitoradas pelo Facebook, sendo assim, são mensuráveis. Se você deseja ter um controle de suas ações e saber quais estão realmente gerando mais retorno, basta acessar o gerenciador de anúncios.


Nesta ferramenta você tem acesso a todas as métricas referentes aos seus anúncios.


Dessa forma é possível fazer pequenos ajustes conforme necessário, para estar sempre melhorando seu desempenho. A dica aqui é: Se está funcionando, continue. Houve alguma variação negativa, ajuste. Trabalhar de forma escalável é a chave do sucesso para suas ações de marketing.


O artigo acima é um complemento direto a este e para quem deseja anunciar na plataforma, se torna leitura obrigatória. te espero lá certo?


Planejar, estruturar e aplicar uma estratégia de marketing de conteúdo que alcance seus objetivos de forma efetiva, pode parecer uma tarefa complicada mas, se você fizer leituras complementares aqui, nesse blog, tenho certeza de que terá uma experiência mais tranquila e com retorno positivo. E se você gostou deste artigo e deseja contribuir, você pode me pagar um café no Buy Me a Coffee: Café quentinho aqui! Isso me ajudaria a continuar produzindo conteúdo útil para você.

Espero que tenha gostado!


Sucesso na sua trajetória e nos vemos no próximo post.



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