Esse artigo vai te ajudar a compreender como clientes em potencial podem estar encontrando sua empresa, entendendo suas necessidades e conseguindo encantá-lo, afim de aumentar a visibilidade do seu negócio e conversões em vendas.
Todos que iniciam no mercado digital tem a necessidade de atrair tráfego de qualidade para seu site, landing page, página do Facebook ou perfil em outras redes sociais certo?
Tráfego de qualidade é igual a venda.
Como fazer para atrair pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa ou produto antes? Porque escolher sua página ao invés da concorrência?
É sobre isso que irei falar hoje. E sinceramente, esse artigo está demais! Leia até o fim, ok?
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing ou “Marketing de Atração” em português, é uma estratégia que consiste em atrair consumidores através de conteúdo relevante. A proposta aqui é atrair seu cliente através de uma experiência personalizada. Ele virá até você e não o contrário certo?
Normalmente nós trabalhamos o chamado Outbound Marketing que, basicamente, são os anúncios pagos direcionados para a primeira parte do funil de vendas.
Eu falo sobre Funil de Vendas AQUI.
No Inbound Marketing, você deve trabalhar engajamento, entregando soluções para os problemas enfrentados pelos seus futuros clientes.
Primeiro é necessário criar uma série de ações voltadas à atração deles para seu site, blog e redes sociais. Feito isso, vamos fortalecer a relação com esse público através de conteúdo relevante e personalizado.
Não adianta nada atrair tráfego para seu site e não trabalhar o engajamento. Você precisa manter seu futuro cliente envolvido com seu projeto fazendo-o entender sua proposta.
Assim, você desperta seu interesse e acaba se tornando referência no assunto ou nicho de mercado.
Ser relevante e engajado com seu cliente, vai gerar uma relação de confiança e você influencia de forma positiva quando a hora da compra chegar.
Como funciona o Inbound Marketing?
Para que o Inbound Marketing funcione, você precisa ter em mente que produzir conteúdo direcionado e compartilhável é muito importante.
A entrega desse conteúdo deve ser por etapas e a cada novo material lançado por você, seu cliente irá realizar uma ação. É muito importante que exista uma interação e engajamento.
Pense em uma produção escalável. Cada conteúdo produzido para uma determinada ação planejada, deverá fazer com que o cliente se envolva cada vez mais. Então tenha em mente a produção de material único.
Após criar sua sequência de conteúdos, temos que disponibilizá-lo da melhor forma. Planeje em quais mídias, redes, data e horário você pretende lançar. Lembre-se de escalar sua ação, ou seja, trabalhe em etapas e analise o engajamento dos seus clientes.
Conforme o comportamento deles, você adiciona novos conteúdos e amplia a experiência e interatividade. Alimente a curiosidade deles e encante-os com seu conteúdo de relevância e crie a oportunidade de interação.
A palavra chave aqui é interação. Lembra? O cliente precisa saber da sua existência, o que você vende e como seu produto pode estar resolvendo o problema dele.
Diferente do Outbound Marketing, onde a empresa vai até o cliente através de anúncios focados em prospecção e normalmente pagos, no Inbound Marketing a sua produção de conteúdo relevante é responsável por atrair esses clientes.
Para essa estratégia você pode estar trabalhando com blogs, redes sociais e e-mails. Faça isso de forma criativa, relevante, com chamadas para ação e veja o tráfego aumentar gradativamente sem gastar com anúncios.
Fique sempre atento as estatísticas para poder escalar suas campanhas.
Quais são as vantagens do Inbound Marketing?
Uma das maiores vantagens dessa técnica de marketing é que você tem uma economia de custos fantástica. Não é necessário fazer anúncios pagos.
O conteúdo criado por você é disponibilizado de forma gratuita para seus clientes e leads, gerando tráfego de qualidade e consequentemente, vendas.
Tudo que você faz no Inbound Marketing é mensurável. Se você possui um site, blog ou uma landing page, através das ferramentas de análise de estatísticas, é possível saber quantas pessoas acessaram seu canal e a partir daí, trabalhar de forma escalável em seus anúncios, afim de engajar cada vez mais seus clientes.
Se você possui um blog por exemplo, é possível saber qual assunto mais interessou seu cliente. Então, ao comparar os resultados, você conseguirá formatar um próximo artigo voltado ao tópico mais acessado.
Trabalhando seu conteúdo em diversas plataformas, amplia seu alcance, fazendo com que o mesmo resolva o problema de muitas pessoas. Por isso, a importância da relevância.
Se o seu conteúdo ajuda outras pessoas, significa que ele é compartilhável. Sendo assim, nesse momento você se torna referência e acaba conquistando sua audiência.
A venda será uma consequência do seu trabalho e caberá a você continuar criando conteúdo relevante para manter sua audiência engajada, mesmo após a primeira venda. A ideia aqui é propagar sua mensagem para o maior número de pessoas possível.
Quais são as etapas do Inbound Marketing?
Agora vou focar no passo a passo para que você consiga trabalhar o Inbound Marketing, afim de gerar tráfego e conversões.
Será a parte mais importante desse artigo, por isso, vem comigo!!
O Inbound Marketing está relacionado ao Funil de Vendas, que é o processo pelo qual seu cliente passa até o momento da compra.
Não se desespere, eu explico sobre Funil de Vendas nesse ARTIGO.
Vamos as etapas:
Atração
Nesta etapa do processo nós vamos atingir o maior número de pessoas possível. Note que seu tráfego será alto, mas não quer dizer que vamos ter venda ainda. Nesta parte a ideia é mostrar para as pessoas que você e sua empresa existem.
Não vamos focar em venda, e sim, na informação. Vamos explicar quem somos e porque existimos.
Você poderá trabalhar sua divulgação em blogs, sites e redes sociais, seus ou de terceiros.
Como assim de terceiros, Vitor?
Podemos trabalhar desta forma, espalhando nosso conteúdo de forma gratuita. Existem sites de conteúdo onde você pode estar hospedando seus artigos, por exemplo.
Quando você faz isso, está entregando conteúdo de valor para outras pessoas e promovendo seu negócio.
Não esqueça de colocar no seu texto palavras-chave referentes ao assunto e sempre deixar um link que leve diretamente para seu site ou rede social.
Eu recomendo você trabalhar com blogs, eles fazem com que você construa sua imagem e autoridade, o que é muito importante para que exista venda.
Você tem uma maior interatividade com seus leitores e o engajamento é muito forte.
Conversão
Após todo o seu trabalho de criação de conteúdo e divulgação, nós já podemos seguir para a próxima etapa: A conversão.
Nessa etapa seu cliente já está ciente de que tem um problema e vai a procura de uma solução.
Aqui a conversão do lead se dá por meio de inscrição no seu canal de comunicação, lembra? Sites, blogs ou redes sociais.
Caso você não tenha um site ou blog, pode estar criando uma Landing Page no Google Sites, é gratuito e pode ajudar nas suas conversões.
Para a criação da sua página, blog ou landing page, é importante trabalhar com uma Copy muito bem feita. É o texto guia, que tem por objetivo a conversão. Faz seu cliente tomar a decisão de compra e também é o principal, talvez o mais importante, item da nossa estratégia.
Se sua copy for ruim, na leitura do título, o visitante pode estar saindo do seu site. As chances são poucas dele continuar lendo seu artigo se sua chamada não for interessante.
Mesmo que seu conteúdo seja o melhor do universo, se a copy não for boa, perdemos um futuro cliente.
Precisamos levar em conta também, o design da sua página. Trabalhe com a premissa “Menos é Mais”. Não polua visualmente seu site e tente trabalhar com fundo branco. Se a leitura se tornar cansativa por causa de um ambiente polido visualmente, seu futuro cliente pode deixar a leitura no meio do caminho.
Nessa etapa da nossa estratégia é importante a manutenção dos seus leads. Nem todos eles estão prontos para comprar ainda, então, prove à eles que seu produto tem valor e que você é de confiança.
Mas como eu faço isso, Vitor?
Aqui é preciso trabalhar com entrega de conteúdo de forma regular. Devendo ser relevante e focado na solução do problema do seu cliente. Essa técnica vai "aquecer seu lead" até o ponto em que ele esteja pronto para a compra.
Tenha muito cuidado para identificar em que estágio do funil seu cliente está, para trabalhar ele da melhor forma possível.
Feito isso, é só programar seu calendário de envios. Seja regular em suas postagens e interaja sempre que possível com sua audiência.
Uma dica: Trabalhar com envio de e-mails regulares para sua base de clientes é uma opção interessante e com um poder de conversão muito bom.
Decisão
Chegamos na última parte da nossa estratégia e também do funil de vendas.
Como trabalhamos essa etapa?
Se você é afiliado, lembre-se de colocar seu link bem a vista. De preferência em algum botão ou banner pelo seu site. Colocar um banner dentro dos seus artigos é uma opção bem interessante também.
Opte por produtos que tenham a possibilidade de Upsell (mais produtos dentro de um produto chave), isso maximiza seus esforços e rentabiliza muito mais a venda de um único produto.
Não esqueça de encantar seu cliente gerando uma experiência inesquecível. Se ele ficar satisfeito, irá divulgar seu site e produto para toda sua rede, e para você, isso é o mais importante.
Seu trabalho não termina com a venda. Você vai continuar fazendo um ótimo trabalho inclusive com os compradores. Venda mais produtos para o mesmo cliente o resto da vida.
Interaja com eles, seja solícito e tire suas dúvidas.
Entenda seus clientes e suas necessidades, fortalecendo seus laços. Um lead convertido em venda vale ouro e é seu dever mantê-lo engajado, pelo maior tempo possível, com você e seu negócio.
Espero que esse artigo ajude você em sua trajetória rumo ao sucesso como empreendedor digital.
Nos vemos no próximo artigo.
Comments