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FUNIL DE VENDAS: aprenda e aplique isso!

Foto do escritor: Vitor PanitzVitor Panitz


Um Funil de Vendas é o processo pelo qual seu cliente em potencial sempre irá percorrer. Desde o primeiro contato dele com sua marca até a efetivação da compra e sua fidelização.

Se alinharmos esse processo de forma visual, ele se parece com um Funil, daí o nome.


É importante entender o Funil de Vendas para que possamos acompanhar a evolução do nosso cliente até a tomada de decisão.



Existem níveis de interação, com o produto que você está oferecendo e é natural que muitas pessoas estarão em contato direto com você, mas comprando de fato, serão poucas.


É importante que você monitore e otimize esse fluxo para que suas perdas em conversões sejam menores a cada dia.


Para colocar isso em prática, o Funil de Vendas, na sua versão mais simples, possui três etapas:



1-Topo de Funil


A primeira etapa do funil, se caracteriza basicamente pela descoberta do seu produto e da sua marca, pelo seu cliente em potencial. É o momento de despertar seu interesse. Ele vai conhecer o que você oferece e saberá da sua existência no mercado.


Esta é a parte mais larga do funil, na qual você recebe o maior número de visitantes e despertar o interesse e desejo do seu cliente é essencial para o seu negócio online, afinal, essas pessoas não irão comprar de você sem um real motivo certo?


Neste momento é importante que você faça-o perceber que tem um problema ou uma Dor, como normalmente falamos no Marketing Digital, e que o seu produto existe para resolver isso.


Também podemos deixar claro que existe uma possibilidade de negócio naquilo que estamos divulgando, mas que ele ainda desconhece.


Dica: Elabore um conteúdo de divulgação focado em despertar a curiosidade e interesse das pessoas. Seja claro e objetivo, usando termos simples e de fácil entendimento. Nessa etapa do funil é importante que você evite tentar vender. Essas pessoas não estão prontas para a compra.


Trabalhe o tráfego orgânico em suas redes sociais, Blogs ou sites. Construa a sua imagem e seja referência.


É importante entender o Funil de Vendas para que possamos acompanhar a evolução do nosso cliente até a tomada de decisão.
Seu Negócio Online Gerando Múltiplos Dígitos

2-Meio de Funil


Nesta etapa, seu cliente já está ciente do problema ou da oportunidade que se apresentou ele. Então, nesse momento, você precisa demonstrar com toda a sua experiencia e conhecimento que seu produto vai sim, ajudá-lo.


Após todo o seu trabalho de captar visitantes, despertando o interesse deles, você vai mostrar a solução e como seu produto vai ajudá-los. Agora você começa a trabalhar e construir um engajamento maior.

Depois de conhecer seu produto e sua marca, seu cliente já está interessado. O conteúdo desta etapa do funil deve ser voltado à tirar dúvidas e quebrar objeções.

Explique como seu produto pode estar resolvendo o problema do seu cliente e quais os benefícios que ele encontra ao adquiri-lo.

Existem algumas ferramentas que podem te auxiliar nesta etapa do Funil de Vendas e eu falo sobre elas nesse link: 12 Ferramentas que vão te ajudar na Organização da sua Rotina e nos seus Projetos

3-Fundo de Funil

Esta etapa do funil certamente é a mais gratificante pois, seus potenciais clientes já devem estar seguindo você nas redes sociais e recebendo e-mails frequentes das suas campanhas de Remarketing.


Esse contato frequente, fortalece demais sua marca e você já é uma referência para eles.

Nessa etapa do funil é importante que você entenda que não é necessário tentar vender a todo custo.

Vamos trabalhar com foco em conversões, mas usando algumas técnicas ok?


Usar Cases de Sucesso é uma opção muito interessante pois, você irá mostrar através de situações verdadeiras, que seu produto contribuiu para o sucesso de um ou mais clientes que seguiram sua formula. Ele superou as dificuldades e teve êxito seguindo sua indicação.


Para trabalhar com Cases de Sucesso eu sugiro que rastreie suas vendas e faça uma pequena pesquisa de satisfação após a compra.


Esses depoimentos servirão de base para a formatação do seu Case. Lembre-se de pedir permissão aos seus clientes para usar suas histórias.


Outra alternativa muito válida são os eBooks Gratuitos.


Se você for um Afiliado Digital (Mercado de Afiliados), o produtor do curso que você vende, pode estar disponibilizando esse material. Utilize com moderação ok? Somente nesta etapa do funil.


Talvez você seja proprietário do produto oferecido. Então considere criar uma isca digital na forma de e-book. Ofereça de forma gratuita, para que seu cliente entenda mais sobre todos os benefícios que seu produto oferece à ele.



Agora você está pronto para chamar seu cliente para uma tomada de decisão.

Após encantar com os benefícios que seu produto pode oferecer, interaja com ele e sempre tenha em mente que aquela venda feita, não será a única.


Fidelize seu cliente.


Portanto, foque em criação de conteúdo de qualidade e personalizado para a sua base de clientes. Eles te seguirão e terão você como referencia naquele nicho de mercado por muito tempo. E se você gostou deste artigo e deseja contribuir, você pode me pagar um café no Buy Me a Coffee: Café quentinho aqui! Isso me ajudaria a continuar produzindo conteúdo útil para você.


Espero que tenha gostado desse artigo.



Até o próximo post!




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