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Persona: o passo a passo para conhecer o Cliente Ideal!

Foto do escritor: Vitor PanitzVitor Panitz

No marketing digital, conhecer o seu público-alvo é fundamental para traçar novas estratégias de alcance para os seus anúncios ou publicações. Mas será que somente isso é suficiente para entender o perfil do seu futuro cliente? Hoje vamos entender porque definir sua Persona pode ser mais importante do que conhecer o seu público-alvo.


Persona: o passo a passo para conhecer o Cliente Ideal!
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Será que, atualmente, você anda mirando nas pessoas corretas e oferecendo seus produtos para possíveis compradores? O foco principal de qualquer negócio é o cliente, e nenhuma empresa bem sucedida no mercado conseguiu vencer sem ele. Nesse mundo cada vez mais conectado, onde a informação flui com extrema velocidade e empresas disputam a atenção de um único cliente para estarem efetuando suas vendas, é preciso definir um cliente ideal para direcionar as estratégias de marketing e assim ser mais assertivo em suas ações. Definir seu público é essencial! Nesse artigo vamos te ajudar nesse processo.



Para fazermos isso, é preciso conhecer a fundo quem é o consumidor ideal da sua empresa, dessa forma entendemos as dores e necessidades dele.


Com essas informações em mãos, as campanhas e criação de conteúdo serão feitas com direcionamento, gerando maiores chances de conversões.


Definir seu público faz com que você e sua empresa:

  • Melhorem a identidade e a linguagem da empresa;

  • Identifiquem os melhores canais de divulgação;

  • Saibam o melhor conteúdo a ser produzido;

  • Saibam como fazer ações e lançamentos de produtos;

  • Pensem nas melhores alterações e melhorias no produto.



Como chegar no cliente ideal = Persona


Antes de entrar no assunto Persona, precisamos entender sobre Público-alvo:


Público-alvo é composto pela parcela da população consumidora para quem sua empresa direciona os esforços de marketing dos seus produtos ou serviços.


O público-alvo leva em conta várias informações ao mesmo tempo e é formado por um grupo mais seleto de pessoas. Normalmente são pessoas que têm interesse no que você fornece e que residem na região em que a empresa está localizada.


Se a empresa trabalha a nível nacional, o escopo da campanha será aumentado, porém, o público-alvo será o mesmo.


O público-alvo é sempre mais abrangente do que a parcela das pessoas que efetivamente compram de você, ou seja, nem todos aqueles que fazem parte desse grupo são clientes compradores. Mesmo selecionando seu público-alvo, dentro dos requisitos mínimos desta seleção, ainda estarão separados entre os que tem ou não interesse pelo que você esta oferecendo.


Como definir o seu público-alvo?


Primeiramente, devem-se responder algumas perguntas:

  • Qual a dor que o meu produto ou serviço resolve?

  • Qual o perfil das pessoas que possuem essa dor e como o meu produto ou serviço poderá resolver?

  • Existem grupos diferentes que podem utilizar meu produto de outras formas?



Abaixo selecionei as opções de segmentação de público-alvo mais usadas nas plataformas de anúncios (ADS). Você pode estar usando para definir internamente sua estratégia de entrega de conteúdo e anúncios variados:

  • Idade

  • Sexo

  • Formação educacional

  • Renda

  • Profissão

  • Classe social

  • Localização

  • Hábitos de consumo

  • Estado civil


Entendida esta parte do artigo, vamos para o assunto principal: Persona - seu cliente ideal



Persona E se você tivesse que montar um único consumidor para o seu produto a partir das características comuns e que marcam seus clientes, como ele seria? Seria a sua Persona.

Persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, criado para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e o que ele precisa. É com base nesse perfil que suas estratégias de marketing serão moldadas.

A Persona é a personificação do público-alvo que traz consigo todas as informações de uma pessoa que representa o seu cliente ideal.

Entender quem é o seu público-alvo é fundamental, mas criar e conhecer a sua persona estrategicamente dará muito mais confiança em todas as ações de comunicação e vendas que serão realizadas dentro do seu negócio.

Montando sua Persona

Definir sua persona necessita de uma pesquisa muito mais aprofundada e detalhada do que o público-alvo.


Veja a seguir como definir a sua:

  • Características pessoais;

  • Poder aquisitivo;

  • Estilo de vida;

  • Hobbies;

  • Interesses;

  • Engajamento nas redes sociais;

  • Informações profissionais;

  • Problemas que enfrenta;

  • Onde costuma comprar;

  • Desejos;

  • Frustrações;

  • Crenças;

  • O tipo de conteúdo que costuma consumir.

Exemplo de Persona

Fabiana, 25 anos, Youtuber. Mora em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formada em Jornalismo, tem um canal e posta vídeos de dicas e gameplay de jogos. Acompanha eventos e participa de encontros com a galera gamer. É uma digital influencer e se preocupa muito com o que as pessoas acham das suas redes sociais. Nas horas vagas gosta de praticar corridas, além de frequentar academia. E se você gostou deste artigo e deseja contribuir, você pode me pagar um café no Buy Me a Coffee: Café quentinho aqui! Isso me ajudaria a continuar produzindo conteúdo útil para você. Leia sobre: QUATRO estratégias matadoras para vender usando o Instagram! Espero que tenha gostado! Nos vemos no próximo post. Sucesso e foco!






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