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Copywriting: técnicas de escrita VENDEDORA!

Foto do escritor: Vitor PanitzVitor Panitz

Se você tem encontrado dificuldades em fazer seus posts ou campanhas terem sucesso, é hora de dar uma reavaliada. Revisar as imagens e principalmente os textos é fundamental para melhorar o desempenho.

Redigir uma boa copy pode ser desafiador devido às várias regras envolvidas na criação de uma estrutura de texto vendedora. Neste artigo, vamos explorar as técnicas de Copy, Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e como utilizar essas três estratégias para impulsionar suas vendas e prospecções.



O Inbound Marketing, por exemplo, atrai potenciais clientes para o nosso funil de vendas através da entrega de conteúdo relevante e gratuito. Quando os clientes entram em nossa base através do marketing de atração, podemos trabalhar com eles utilizando copy em diferentes níveis de interação.

Ao combinar uma boa copy com o Inbound Marketing, podemos guiar o usuário pelo caminho desejado e ajudar a construir relações mais próximas entre a marca e o consumidor, fornecendo conteúdo valioso que educa, informa e aquecer sua audiência.

Para ilustrar, se o Inbound Marketing fosse uma casa, o Marketing de Conteúdo seriam os tijolos que a compõem e a Copy seriam as portas que levam ao cômodo principal. Esses três elementos são usados juntos para alcançar o mesmo objetivo.

O grande segredo para o Copywriting e o Marketing de Conteúdo é conhecer profundamente a persona, ou seja, a pessoa que consumirá o conteúdo. A seguir, abordaremos algumas técnicas de Copy que você pode começar a aplicar hoje mesmo:

1- Entenda o problema da sua Persona

Compreender o perfil da sua persona é essencial para escrever uma copy vendedora. Pense como ela e entenda suas dores. Foco na solução desses problemas e lembre-se de que muitas vezes seus potenciais clientes ainda não identificaram a necessidade de comprar.

Para isso, é importante destacar os diferenciais do produto, as vantagens e a transformação que ele proporcionará para quem está conhecendo sua página. Ao criar uma situação onde problema e solução andam juntos, você será capaz de elaborar uma copy que falará diretamente com o seu público-alvo.


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2 - Despertando a emoção e conexão com sua audiência


As pessoas compram pela experiência e a verdade é que isso está associado muito mais às emoções do que a um processo racional. Trabalhe gatilhos mentais fundamentais na escrita da sua copy e encante seu cliente com a experiência transformadora que ele terá investindo no seu produto. Para criar conexão com seu leitor é necessário planejar seu texto, listando as estratégias que serão utilizadas para fazer com que o esse visitante sinta que o conteúdo foi escrito pensando nele. A ideia é mostrar ao seu visitante que você oferece exatamente o que ele precisa.

Essa parte da copy é fantástica pois ela provoca no leitor o sentido da urgência. Aquela sensação de que se ele não seguir sua orientação, poderá estar perdendo uma ótima oportunidade. Lembre-se que o principal objetivo da Copy é fazer com que seu visitante siga a ação definida por você. Para que ele consiga compreender a mensagem e saiba o que deve ser feito, você pode usar verbos no imperativo (Em títulos e CTA principalmente).

Outro objetivo da Copy é quebrar as possíveis objeções da sua persona. Normalmente são as dúvidas mais comuns a respeito do seu produto quanto garantias, benefícios, se ele serve para o seu cliente, se resolverá sua dor, enfim, dúvidas normais de quem está pensando em efetuar uma compra online. É preciso quebrar essas objeções afim de que seu cliente faça a ação desejada pela copy. Essas objeções devem ser identificadas e quebradas já na fase de pesquisa e criação de personas e aprimoradas ou atualizadas de acordo com o andamento de suas campanhas e o comportamento da sua audiência. É preciso saber lidar com qualquer questionamento da sua audiencia para estreitar cada vez mais o entendimento no seu produto e conquistar sua confiança.

A redação de uma boa Copy precisa necessariamente utilizar gatilhos mentais poderosos. Isso é o Neuromarketing trabalhando a seu favor e aumentando o seu poder de convencimento. Para não deixar de falar sobre esse assunto, vou dar exemplos dos gatilhos mentais mais usados em Copy: Reciprocidade, Prova social, Afeição, Autoridade, Coerência, Escassez.





3 - Jornada do herói


Por último mas não menos importante, a Jornada do Herói é a chave para criar uma conexão poderosa com seu público-alvo através da copy persuasiva.

Atrair a atenção de sua audiência e engajá-los com uma história convincente é uma estratégia comprovada, conhecida como Storytelling. Seu objetivo principal é criar uma ligação emocional forte com o seu público, fazendo com que eles se identifiquem com o herói fictício da história.

A jornada do herói é uma história de transformação que responderá muitas das possíveis objeções e dúvidas de sua audiência, tornando-os mais propensos a tomar uma ação. Elas demonstram empatia, fazendo com que as pessoas sintam a informação recebida.

Conclusão:

A copy persuasiva é a peça chave para alcançar sucesso no Inbound Marketing e no Marketing de Conteúdo. Elas devem ser utilizadas em conjunto com um planejamento cuidadoso para evitar falhas e maximizar a experiência do seu público. Conhecer sua persona e utilizar essas estratégias juntamente com um funil de vendas para trabalhar seus leads é fundamental. Então, comece hoje mesmo a definir sua persona, criando conteúdo de qualidade e engajador, atraindo cada vez mais clientes para o topo do seu funil de vendas. E se você gostou deste artigo e deseja contribuir, você pode me pagar um café no Buy Me a Coffee: Café quentinho aqui! Isso me ajudaria a continuar produzindo conteúdo útil para você. Eu falo sobre funil de vendas nesse link: Funil de vendas

Até o próximo post e bons negócios.





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