O objetivo central do Marketing Digital é criar oportunidades de negócio através dos seus canais de divulgação, gerando leads.
O Inbound Marketing é uma estratégia de captação de leads muito utilizada pelos top players do mercado e não é por acaso.
Gerar tráfego através de conteúdo relevante, educativo e gratuito, demonstra sua autoridade, trabalha a gestão e o amadurecimento da sua audiência até o ponto em que se transformam em leads e então, clientes.
Eu falo sobre Inbound Marketing no artigo: INBOUND MARKETING: o que é e como você pode estar gerando negócios com ele.
Existem várias técnicas para atração e captação de leads.
Nesse artigo vou falar das mais utilizadas para que você possa estar aplicando hoje mesmo.
Ter um Site ou Blog é um grande passo na direção certa para captação dos seus leads mas, não quer dizer que você precisa parar por aí.
Existem outras possibilidades bem interessantes e que podem trabalhar em conjunto e de forma simultânea ao seu projeto principal.
Vamos utilizar o conteúdo e a estrutura que você já possui e a partir daí vamos ampliar nossas alternativas certo? Vem comigo!
1 - Isca Digital: Criação de um eBook
Uma estratégia matadora de geração de leads e conversão em vendas é a criação de eBooks.
Seu cliente procura por conteúdos que possam resolver sua dor e um eBook é a forma mais completa de oferecer essa solução.
Você vai estar disponibilizando conteúdo de qualidade e relevância em troca do e-mail do seu visitante e assim, ao longo do tempo, vai trabalhar o amadurecimento dele até o momento da compra.
Sem leads não existe negócio e assim que você entender isso estará mais próximo de um futuro promissor dentro do Marketing Digital.
Porque esse tipo de Marketing de conteúdo é tão importante? Porque você atinge de forma direta sua audiência.
Não podemos depender apenas das redes sociais como forma de comunicação com o nosso público.
Ao criar um eBook você gera autoridade e credibilidade além de mostrar que você está capacitado a oferecer outras soluções para resolver a dor do seu cliente com seu produto principal, ou seja, aquele que você vende.
Para produzir um eBook é necessário fazer uma pesquisa de assuntos relacionados ao seu nicho de mercado e as tendências de pesquisa na internet sobre os tópicos mais requisitados.
Você pode usar o Google Trends para procurar por palavras e termos chave que vão te ajudar na construção do eBook.
Concluída esta parte de pesquisa e planejamento de conteúdo, é hora de separá-lo por tópicos, onde você irá abordar em detalhes cada um e depois fazer a formatação adequada.
Eu aconselho contratar Freelancers para a diagramação do seu eBook caso não tenha experiência nisso. Não é caro e o resultado final é muito profissional.
2 - Isca Digital: Produção de Mini Cursos
Imagine que após formar uma lista razoável de e-mails com seus leads, você cria um Mini Curso voltado ao engajamento da sua audiência.
Quem nunca recebeu uma sequência de e-mails em forma de mini curso? Eu já recebi muitos.
Essa técnica tem um poder de engajamento fantástico e além de ajudar sua audiência na solução dos seus problemas, fortalece mais uma vez a sua imagem.
Se manter vivo e ativo na memória dos seus leads é necessário.
O texto dos e-mails deve ser educativo, criado em formato de mini curso com quatro ou cinco e-mails que serão enviados num intervalo de tempo que você irá definir.
A ideia é instruir e educar sua audiência durante este mini curso até o último e-mail dessa série onde será feita a chamada para a ação.
Pense nessa sequência de e-mails como um funil, onde você irá trabalhar a mentalidade da sua audiência usando gatilhos mentais poderosos, para no final trabalhar suas conversões com uma audiência mais engajada.
Eu falo sobre gatilhos mentais no artigo: Top Gatilhos Mentais: O Neuromarketing a seu favor.
Então, crie o conteúdo do seu mini curso e planeje a distribuição dele ao longo dos dias.
Essa técnica é interessante pois é possível mensurar o nível de amadurecimento do seu lead ao longo dessa campanha. Saber quem está pronto para a oferta e quem está desistindo no meio do caminho.
Dessa forma você consegue montar um funil de vendas.
Eu falo sobre Funil de vendas no artigo: Funil de Vendas: O que é e quais são suas Etapas.
3- Criação de um Blog
Um Blog serve para você publicar conteúdo referente ao seu nicho de atuação em formato de posts. É uma estratégia bem interessante dentro do Marketing Digital e está relacionada ao Inbound Marketing.
Com essa ferramenta você cria audiência, gera credibilidade, autoridade e aparece nos buscadores da internet de forma orgânica. É um ativo permanente do seu negócio e estará gerando retorno enquanto existir.
Quando você escreve posts sobre seu mercado, acaba gerando mais credibilidade e autoridade e isso ajuda a vender mais.
Diferente de anúncios pagos ou campanhas de e-mail marketing por exemplo, o Blog trabalha de forma passiva, usando técnicas de SEO que vão otimizar seu site para os buscadores, sua audiência virá de forma orgânica e por interesse direto no seu conteúdo.
Você vai trabalhar a mentalidade e o amadurecimento dos seus leads aos poucos nesse processo, conforme suas postagens e engajamento, até eles estarem preparados para o momento da compra.
No inicio de um Blog, seu trabalho precisará ter uma constância na entrega de artigos, mas com o tempo ele fará sua parte na atração de clientes e as visitas se tornarão frequentes.
Os ganhos serão maiores bem como o engajamento.
Lembre-se de fazer links entre os artigos publicados para que sua audiência permaneça pelo maior tempo possível dentro do site. Para o Google por exemplo, isso é sinal de que seu conteúdo tem relevância e merece destaque.
Lembra que eu falei sobre listas de e-mails e eBook? Que tal hospedar um eBook no seu Blog, gerando mais qualidade e credibilidade? Além disso você aumenta as possibilidades de captação de leads e conversões em vendas. E se você gostou deste artigo e deseja contribuir, você pode me pagar um café no Buy Me a Coffee: Café quentinho aqui! Isso me ajudaria a continuar produzindo conteúdo útil para você.
Espero que tenha gostado.
Nos vemos no próximo post.
Comments